Curiosidades

     Dos mais tradicionais como Tapioca, Chocolate, Cajá e Leite Condensado até os mais diferentes sabores como o Obama, Qualquer Coisa, Ouro Preto e, até mesmo, o de Cerveja. Quem conhece a sorveteria de verdade sabe que o número 50 é só no nome, as opções no quadro de sabores passam de 100!


A história da 50 Sabores você já sabe. E do primeiro sorvete fabricado, você conhece?

São muitas as versões sobre a história do sorvete. Uma delas, diz que sua origem se deu com o imperador romano Nero, quem mandava trazer neve e gelo das montanhas para misturá-lo com frutas. Outra versão, conta a história do imperador chinês King Tang, que teria um método onde combinava leite com água do rio.
O Brasil também tem sua parcela nessa história! Dizem que a produção de picolés, aqui no Brasil, começou em Cataguases (Minas Gerais) por volta do século XIX. No entanto, outras histórias falam que o sorvete só começou a ser confeccionado aqui no ano de 1934, no Rio de Janeiro, depois de que um navio, vindo de Boston, com carregamento de pêssego natural atracou em mares brasileiros.

E o sorvete também tem seu dia!

A Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis) instituiu em 2002, no Brasil, o "Dia Nacional do Sorvete". Todo dia 23 de Setembro é comemorado o dia do sorvete, com o objetivo de celebrar o início das altas temperaturas no país, pois é exatamente nesta época em que o consumo dos sorvetes aumenta.


Você Sabia?
  • A temperatura ideal para se servir um sorvete de massa é -13º C, para que sua textura sabor e leveza sejam melhores apreciadas;
  • O ex presidente Clinton adora sorvete, e já chegou a pagar US$ 130,00 por sorvetes de manga;
  • No dia 13 de dezembro de 1903, um imigrante italiano nos Estados Unidos patenteou um wafer sobre o qual vendia sorvete;
  • No começo do século muitos imigrantes que chegavam aos EUA, quando viam sorvete pela 1º vez, o colocavam no pão, pensando que era um novo tipo de manteiga gelada;
  • Foram os norte-americanos, entretanto, que começaram a sua produção em escala industrial. Em 1850, o comerciante de leite Jacob Fussel abriu uma pequena fábrica de sorvete na Pensilvânia.